Três fatos curiosos e históricos a respeito da área

Neste fim de semana estive conversando com moradores e uma pessoa que trabalhou na Prefeitura há alguns anos.

A conversa inicialmente seria para revelar um fato bem interessante, mas que no final, se mostrou apenas uma parte de uma viagem fantástica no tempo e na história do Brasil e do mundo.

O fato que seria inicialmente revelado era que a área já havia sido tombada por volta de 1993 para a criação de um parque. Na época o processo caminhou pelo DEPAVE, que segundo essa fonte, era subordinado à secretaria de obras. Hoje o DEPAVE, Departamento de áreas verdes é subordinado à Secretaria do Verde.

Fiz algumas pesquisas no site da Imprensa Oficial, mas não consegui achar nada a respeito desse processo, já que o site não permite pesquisas por palavra-chave antes de 2003, mas de qualquer forma é interessante por ter todo o arquivo do Diário Oficial desde 1891 disponível para consulta de qualquer cidadão.

Em seguida, em uma conversa com outra pessoa, surgiu a informação de que neste terreno foram deixadas máquinas de terraplanagem supostamente usadas na construção de Brasília. Esses dados foram confirmados por mais de uma pessoa, inclusive mostrei uma imagem da época da construção encontrada na internet que mostrava uma máquina dessas e que segundo os entrevistados, era igual ou similar as que estavam estacionadas no terreno a mais de 30 anos e que possivelmente ainda existem vestígios dessas máquinas por ali. Inclusive no Google Earth é possível ver, nas imagens mais antigas, as possíveis máquinas.

O terceiro fato curioso é que a propriedade era de uma família alemã e que abrigou japoneses que moram até hoje na região e que foram obrigados a sair da costa do Brasil na época da segunda grande guerra.

Em breve publicarei essas imagens, por enquanto, fiquem com a foto que encontrei na internet e usei para confirmar a história das máquinas de terraplanagem, supostamente usadas na construção de Brasília.

O que estariam fazendo ali na Vila Prudente?
Trator usado na construção de Brasília. O que estariam fazendo ali na Vila Prudente?

Em breve irei publicar cada uma dessas histórias, com mais detalhes.

Um abraço,

Fernando Salvio

Share

Anúncios

5 comentários em “Três fatos curiosos e históricos a respeito da área”

  1. Boa tarde! Meu nome é Rodrigo, sensibilizado com a iniciativa de se fazer um parque nesse terreno há muito conhecido como: “A Chácara da Batuns”, venho aqui deixar meu apoio e um breve resumo da minha história nesse local.
    Quando nasci, meus pais já moravam no prédio que fica justamente na Rua Batuns, 104. Esse terreno sempre foi uma espécie de play ground clandestino, já que sempre se tratou de um local privado, mas era lá que fazíamos as nossas fogueiras, luais, pegávamos frutas, subíamos nas árvores, lá nós enterramos muitos de nossos animais de estimação que por ventura morriam…Seria realmente um verdadeiro absurdo que tudo fosse derrubado para outro prédio fosse construido. Vamos lutar muito para que esse parque seja realmente feito e assim tudo seja melhor cuidado e preservado!
    Meus parabéns por mais essa iniciativa de cidadania!

  2. puxa,que legal o trabalho que vc está fazendo!olha,fiquei curioso com a parte dos tratores…é que eu gosto de máquinas antigas.seria muito interessante encontrar vestígios delas por lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s