Um remanescente de Mata Atlântica na Vila Ema

O terreno da rua Batuns é um verdadeiro remanescente de Mata Atlântica em plena cidade de São Paulo. Ele é importante para a conservação de espécies desse tipo de vegetação, encontrada em alguns parque, como o Trianon, além de servir de habitat para pássaros, também nativos, que aparecem no terreno (ver post anterior sobre os pássaros no terreno).

O ambientalista e botânico Ricardo Cardim, que descobriu uma área de cerrado no Jaguaré (o terreno foi tombado recentemente pela prefeitura e transformado em parque), esteve aqui e fez uma descrição do que viu. Segundo ele, 70% das árvores do local são
espécies de Mata Atlântica, dentre as quais ele encontrou:

Uvaia (Eugenia pyriformis), Guaçatonga (Casearia sylvestris), Pau-Pombo ( Tapirira guianensis), Mamica de Porca (Zanthoxylum riedelianum), Canela (Nectandra sp.), Cambuí (Myrciaria sp.), Grumixama (Eugenia brasiliensis), Jerivá (Syagrus Romanzoffiana), Pitangas (Eugenia uniflora), Camboatã (Cupania vernalis), Cedro-rosa (Cedrela fissilis), Jaboticabeiras (Eugenia caulifora), Milho-de-Grilo (Lantana sp.), Tapiá (Alchornea sidiefolia), Palmito Jussara (Euterpe edulis), Jatobá (Hymenaea courbaril), Pau-Viola (Citharexylum myrianthum).

Confira também o link do post que o Ricardo Cardim colocou em seu blog (Árvores e São Paulo) sobre a área.
http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2010/08/26/construtora-ameaca-mata-atlantica-na-zona-leste/

Forte abraço,

Fernando Salvio

Anúncios

3 comentários em “Um remanescente de Mata Atlântica na Vila Ema”

  1. A única maneira de evitar que mais esta área seja devastada é a movimentação dos moradores. Se vc não pode ir no local protestar então envie e-mails solicitando providências:
    http://www.ambiente.sp.gov.br/ouvidoriaFale.php

    http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/portal/contato/index.php?contato=1

    http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/do/faleconosco
    contato@robertotripoli.com.br
    eduardojorge@prefeitura.sp.gov.br
    comite@ffgovernador.com.br – Fábio Feldman

    não tem tempo para formular uma reclamação? sem problemas, sabe colar e copiar? então é só entrar nos links e copiar o testo que dou como sugestão abaixo: CTL C e CTL V, simples assim!
    Venho pedir providências sobre uma área remanescente de mata atlântica que corre risco de virar concreto no bairro da Vila Ema – ZL na Rua Batuns com a Avenida Vila Ema em SP.
    Nosso bairro já é carente de áreas verdes, e o crescimento vertical desordenado na região não contribui para o bem estar dos moradores locais, por isso solicito que os senhores olhem para esta área com mais carinho e principalmente respeito para que não percamos mais uma área preciosa em nosso bairro, contribuindo assim para o bem estar dos moradores locais. Agradeço a reposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s