Matéria no Diário de São Paulo

Segue matéria publicada no Diário de São Paulo

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/11754/Moradores+brigam+por+area+verde+na+Vila+Ema

31/01/2012 14:15
Moradores brigam por área verde na Vila Ema
Terreno rico em vegetação é de uma construtora, que planeja erguer no local um condomínio residencial
RENATA ASP

Dona do terreno quer construir condomínio residencial no lugar da área verde
Dona do terreno quer construir condomínio residencial no lugar da área verde

Com mais de 17 mil metros quadrados e 477  árvores, o terreno na esquina da Avenida Vila Ema com a Rua Batuns, na Vila Ema, região da Água Rasa, Zona Leste, é objeto de disputa de moradores e uma construtora desde 2010.  Na tentativa de impedir a construção no local de um condomínio residencial de quatro torres, a comunidade criou sites, folhetos, manifestações e até poemas. A esperança é transformar a área  em um parque público.

De acordo com o Movimento Viva o Parque Vila Ema, criado pelos moradores, o terreno deve ser preservado como área verde por ser remanescente da Mata Atlântica. No local, segundo eles, há árvores centenárias, diversas espécies de pássaros e nascentes de água.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, Márcia Franco de Godoy conta que a alegria da vizinhança é escutar o canto dos pássaros do local pela manhã. “Não tem preço. Perder esse verde seria triste para todos nós. Só o processo de construção já espantaria os animais que fizeram daqui seu habitat natural”, diz.

Em 2010, a Prefeitura atendeu a reivindicação da comunidade e o terreno foi declarado de utilidade pública para desapropriação, com objetivo de criação de um parque. A desapropriação de fato, ou seja, a compra do terreno pela Prefeitura, ainda não foi realizada.

A Operação Bairro a Bairro do DIÁRIO visitou o local ontem. O terreno é bem cercado, mas trechos do muro estão descuidados e as calçadas esburacadas. A construtora Tecnisa, dona do local desde 2006, parou as obras após o decreto e  mantém vigilantes  na propriedade.

“Nós queremos uma desapropriação de verdade. Estamos confiantes de que nossa indignação será compreendida”, diz Jonas Farias,  um dos líderes do movimento.  “O condomínio vai destruir o pouco de natureza que temos.  O local seria muito bem utilizado por nós”, completa Encarnação Lima, que vive há 53 anos no bairro.

Anúncios

4 opiniões sobre “Matéria no Diário de São Paulo”

  1. Chega de tantos prédio e torres com mais de trinta andares em S.Paulo!
    Vejam o centro da cidade como está: Construiram tantos edifícios na década de 40 e 50, e hoje muitos estão abandonados.
    A mesma coisa vai acontecer com todos esses prédios novos que andam construindo pelos bairros afóra.
    Vejo tantas casas, terreas, sobrados maravilhosos botados abaixo para dar lugar a esses condominios.
    Outra barbaridade é a construção desse monotrilho; lí esses dias que vão botar abaixo uma grande quantidade de árvores na zona leste, para dar lugar aos pilares desse meio de transporte. (uma coisa horrível esses pilares, irão ficar igual as do fura-fila na Av. do Estado). Feios e poluidores para nossa visão.
    Porque já não fazem de uma vez por todas um metrô? Dinheiro tem.

    1. É por aí mesmo Ernani. Pior é não respeitar o Plano Diretor. Algo que foi elaborado exatamente pra evitar esses absurdos. Mas vamos lutando e colocando a boca no trombone pra evitar que “tudo fique como eles querem que fique”…

      1. O pior disso tudo é que a gente reclama, põe a boca no trombone, mas, parece que estamos reclamando com as paredes. Ninguém faz nada para melhorar esta cidade.
        Parece até que as autoridades e governos querem detonar com nossa cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s